Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

domingo, 3 de abril de 2011

postagem retirada do Portal do Professor

Autor Amanda Barros Teixeira
JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora
Co-autor(es)
Andréa Vassallo Fagundes

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”
Trabalhar a motricidade utilizando brincadeiras populares relativas ao tema
Trabalhar a seqüência lógica, contagem e numerais através de atividades matemáticas com símbolos da páscoa
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora deve explorar o conhecimento que as crianças têm a respeito da páscoa. Perguntar se conhecem o significado da páscoa, se conhecem alguns símbolos, brincadeiras e tradições.
A partir das respostas obtidas, deve explicar que a páscoa é comemorada há muitos anos em vários países. Alguns comemoram o sentido religioso, outros apenas o sentido comercial, presenteando e trocando ovos de chocolate com as pessoas queridas.
Explicar que conhecerão algumas brincaderias que também são comuns nessa época, como caça aos ovinhos e coelhinho sai da toca.
Momento 2
Fora da sala de aula, a professora deve marcar no chão vários círculos formando uma roda (um a menos que o número de crianças presentes). Os círculos podem ser marcados com giz ou pode-se usar bambolês. Explicar às crianças que elas serão coelhos e que os círculos serão suas tocas. Cada criança ficará dentro de uma toca e uma criança no meio da roda sem toca. A professora irá dizer: - Coelhinho sai da toca! Imediatamente cada um deve trocar de toca e o que estava no meio da roda deve encontrar uma toca para entrar. A cada hora um ficará sem toca, indo então para o meio da roda. Se a turma for grande, a professora pode separar os aluno em grupos de três, um será o coelho enquanto os outros dois formarão uma toca com seus braços em forma de arco. Depois de algumas rodadas, deve ser feito um revezamento, quem foi o coelho passa a formar a toca e quem estava formando a toca tem a chance de ser coelho.
Exemplo na figura abaixo:



Imagem disponível em: http://www.redescola.com.br/kids/images/stories/saibamais/brinquedos/saidatoca.jpg
Momento 3
A professora deve distribuir o desenho dos seguintes ovinhos para que as crianças possam colorir.



Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_N92S3zzTtRc/ScqHTNz6WiI/AAAAAAAAARI/Ntbw735EBY4/s400/ovo-de-pascoa-para-colorir.jpg e http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/ovo_pascoa.jpg
Momento 4
Num outro momento, a professora irá esconder esses ovinhos e solicitará às crianças que encontre o seu ovinho, como se fosse uma caça ao tesouro.
Momento 5
Distribuir a seguinte atividade para cada criança:

Elas devem colorir, recortar e depois tentar montar o quebra-cabeça.
Momento 5
Pedir que os alunos façam as atividades das folhas abaixo:


As atividades acima devem ser feitas de forma dirigida, para que a professora possa acompanhar o crescimento e/ou dificuldade apresentadas pelos alunos.
Recursos Complementares
Sugestão de um Jogo da Páscoa: pode ser jogado em aula, caso as crianças tenham aula de informática ou a professora pode ampliar e imprimir a imagem dando uma para cada criança: (o objetivo é encontrar os sete coelhos escondidos no meio da multidão) http://www.plenarinho.gov.br/diversao/novos-jogos/jogo_da_pascoa.swf/view

Avaliação
Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar se houve competição ou cooperação entre os colegas durante a atividade do momento 4.
Avaliar a coordenação motora fina das crianças através da atividade do momento 5.
Analisar se os alunos conseguiram completar as sequências e responder as perguntas das últimas atividades.

Texto produzido para uma tarefa do curso de contação de histórias

O texto abaixo foi criado em um momento de muita emoção,fui inspirada por Deus.Minha colega Ana Carla,que realizou a tarefa comigo,fez alguns ajustes no texto e colocou os efeitos.Efeitos esses que cairam como uma luva,pois as músicas dizem mais do que o texto.Ainda iremos ilustrar e fazer fantoches para apresentação.Mas me diz,não ficou demais!!!!



A ESCOLA DA BICHARADA.
Som de floresta e animais
NA FLORESTA AZUL, HAVIA UMA CLAREIRA ENORME... ERA ALI QUE SE REUNIAM A PROFESSORA, DONA CORUJA COM SEUS ALUNOS. MAS HAVIA UM PROBLEMA... O DIRETOR DA FLORESTA, SEU PORCO ROMROM, ERA MUITO AUTORITÁRIO!
A PROFESSORA E SEUS ALUNOS REALIZAVAM UM TRABALHO EXCELENTE!!!PROJETOS FANTÁSTICOS, HISTÓRIAS LINDAS QUE LEVAVAM A CRIANÇADA A UM MUNDO MÁGICO DE FANTASIA E ANIMAÇÃO!
MAS CERTO DIA, A PROFESSORA PRECISOU DA PERMISSÃO DO SENHOR PORCO ROMROM PARA REALIZAR UMA LINDA ATIVIDADE DE MAGIA, FANTASIA E MUITA EMOÇÃO. MAS COMO ERA DE SE ESPERAR ELE FOI CONTRA, INVENTOU OS MAIS INFUNDADOS ARGUMENTOS PARA QUE NADA DESSE CERTO.Som de discurso no fundo da narração
A PROFESSORA QUE NÃO DESISTIA JAMAIS ARGUMENTOU DE TODAS AS FORMAS:
-SENHOR PORCO ROMROM, EU PRECISO USAR A CLAREIRA QUE FICA PERTO DA TOCA DO COELHO!!!LÁ ESTÁ DESATIVADO HÁ MUITO TEMPO A FANTASIA E A EMOÇÃO, COMO NINGUEM USA ESTE AMBIENTE, EU E A PROFESSORA BORBOLETA RESOLVEMOS USAR ESSA CLAREIRA PARA TRANSFORMÁ-LA NO MAIS LINDO AMBIENTE EDUCATIVO . USAREMOS O ESPAÇO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS,TEATROS,ATIVIDADES RECREATIVAS E MUITO MAIS,POIS OS PEQUENOS ANIMAIS DA FLORESTA ANSEIAM POR ATIVIDADES ENVOLVENTES E PRÁTICAS QUE OS LEVEM AO MARAVILHOSO MUNDO DA FANTASIA!
-MAS A RESPOSTA, NÃO PODIA SER DIFERENTE.Som DE suspense...NÃAAAAAAAAAO!
NÃO TENDO ARGUMENTO, E SENDO ELE O DIRETOR, ESTAVA DECIDIDO.
- ANTES ERA PRA GUARDAR LIXO A CLAREIRA, MAS AGORA QUE SOU EU QUEM MANDO EU QUE DECIDO O QUE FAZER LÁ! E SE EU QUISER DEIXO E SE NÃO QUISER FICA PRA TARTARUGA REPOUSAR APÓS O ALMOÇO....
NÃO ENCONTRANDO OUTRO REMÉDIO,MAS MESMO ASSIM SEM PENSAR EM DESISTIR DO SEU SONHO,DONA CORUJA E DONA BORBOLETA,RESOLVERAM SE UNIR.E COMO DIZ O DITADO : A UNIÃO FAZ A FORÇA!
AS DUAS ARREGAÇARAM AS MANGAS E COMEÇARAM A TRABALHAR.
MESMO NO ESPAÇO PEQUENO,APERTADO QUE POSSUIAM ELAS SE EMPENHARAM TANTO QUE A CLAREIRA DO BOSQUE FOI SE TRANSFORMANDO A CADA DIA.E ESTIMULADOS PELO AMOR DAS DUAS PROFESSORAS SEUS AMADOS ALUNOS ADERIRAM A CAUSA E A CADA DIA OS RESULTADOS ERAM MAIS EMOCIONANTES!!
( Trecho da música “O Homem Falou” de Gonzaguinha na voz de Maria Rita ,enquanto os dedoches se movimentam como se estivessem fazendo a arrumação :
Pode chegar que a festa vai é começar agora
E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração, sua presença de irmão
Nós precisamos de você nesse cordão
Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa
Vamos limpar o salão, para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução
Da unidade, vai nascer a nova idade
Da unidade, vai nascer a novidade
O PASSARINHO BUSCAVA AS MAIS LINDAS FOLHAGENS E FLORES PARA A DECORAÇÃO,O SAPO UNIU TODOS OS SEUS AMIGUINHOS E CRIARAM UMA LINDA MÚSICA PARA ANIMAR O LOCAL,SEU COELHO MAIS SABIDÃO,RESOLVEU AJUDAR COM SEUS IRMÃOS,(E VOCÊ SABE QUE COELHO TEM SEMPRE MUITO IRMÃO) E ELES TROUXERAM PLUMAS DE ALGODÃO PARA ENFEITAR O CHÃO,SEU RATINHO ROEDOR ROEU TODOS OS CIPÓS A SUA VOLTA PARA CRIAR CESTOS PARA GUARDAR OS LIVROS DE HISTÓRIAS E DONA TARTARUGA COM SUA PACIÊNCIA FOI COM MUITA CALMA ORGANIZANDO O PEQUENO ESPAÇO NA CLAREIRA.
O SENHOR PORCO ROMROM, FICOU ATÉ ENVERGONHADO COM O SUCESSO DA UNIÃO DESSES AMIGOS,POIS ELE SEMPRE QUIS SER AMADO DESTA FORMA,MAS NUNCA CONSEGUIU,ENTÃO FICOU OLHANDO DE LONGE CHEIO DE INVEJA A FESTA DA CRIANÇADA.
MAS VOCES JÁ VIRAM CRIANÇA GUARDAR MÁGOAS?
CLARO QUE NÃO !
TODOS CORRERAM PARA DAR UM ABRAÇO NO Sr PORCO E CONVIDÁ-LO PARA A INAUGURAÇÃO.
ELE ENTÃO PERCEBEU QUE TINHA SIDO PERDOADO POR TODOS E TRATOU LOGO DE FAZER UM DISCURSO PARA DE INAUGURAÇÃO DA CLAREIRA.AFINAL ELE ERA O DIRETOR !!
DISCURSO TERMINADO, COMEÇOU A FESTA. SEU SAPO E SUA BANDA COMEÇARAM A CANTAR ESSA LINDA MÚSICA :

Brincar De Viver Guilherme Arantes
Composição : Jon Lucien / Guilherme Arantes
Quem me chamou? Quem vai querer Voltar pro ninho Redescobrir seu lugar...
Prá retornar E enfrentar o dia-a-dia Reaprender a sonhar...
Você verá que é mesmo assim Que a história não tem fim Continua sempre que você Responde "sim" A sua imaginação A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz "não"...
Você verá Que a emoção começa agora Agora é brincar de viver...
Não esquecer Ninguém é o centro do universo Assim é maior o prazer..
Você verá que é mesmo assim Que a história não tem fim Continua sempre que você Responde "sim" A sua imaginação A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz "não"...
E eu desejo amar A todos que eu cruzar Pelo meu caminho Como eu sou feliz Eu quero ver feliz Quem andar comigo...
Vem! Agora é brincar de viver! Agora é brincar de viver!...
Ah Ah Ah! Oh Oh Oh!

Maria Rita - Samba Meu / O Homem Falou / Tá Perdoado

Guilherme Arantes - Brincar de viver